domingo, 13 de novembro de 2016

Ano de 2005: Secretaria da Segurança Pública e Assessoria de Comunicação


É muito comum ouvirmos dizer que notícias boas não vendem jornais, não dá ibope e não são manchetes. Bem, mas há controvérsias! E uma delas se refere à visibilidade alcançada pela Secretaria da Segurança Pública e Justiça de Goiás através de suas ações e planos de trabalho no ano de 2005. 

Primeira parada: algumas premissas que em Assessoria de Comunicação não são só importantes, são acima de tudo, necessárias! Nos dias de hoje não há como desenvolver um bom trabalho de assessoria se não houver credibilidade e transparência no órgão assessorado. Neste aspecto as ações saneadoras no sentido de moralizar os órgãos de Segurança Pública em Goiás, foram fundamentais para que a instituição resgatasse a credibilidade junto a Sociedade. Outro item importante foi a escolha dos auxiliares diretos da pasta. O perfil escolhido baseava-se em pessoas de valores morais sólidos, que primam pela transparência, a coerência e a ética na condução do trabalho. Isso é condição básica, pois as figuras que ocupam os cargos de chefia, não só devem falar o como fazer, mas constituem-SE no próprio exemplo. 

A SSPJ caracteriza por ser um órgão de grande porte, que tem sob o seu comando direto 12 órgãos, seis conselhos e mais dois outros órgãos sob a sua jurisdição. Gerenciar tantos órgãos que mesmo ligados às áreas de Segurança Pública e Direitos Humanos são distintos, na perspectiva de integrá-los não é tarefa das mais fáceis! Como alcançar a visibilidade desejada? Como possibilitar que as ações de todos os órgãos sejam conhecidas pela Sociedade? 

Outra parada. É bom dizer que o tempo em que trabalhar em Assessoria de Comunicação, significava ter um “bico”, ficou para trás, hoje não se admite mais a figura ausente do assessor, que quando é requisitado, age como o “Salvador da Pátria”: aquele que conhece todo mundo nas redações de jornais e que segura todas as notícias negativas, que é capaz de maquiar informações do órgão assessorado, que é capaz de conseguir grandes manchetes sob algum fato sem relevância. 

Também não tem como falar em visibilidade se as informações dadas não refletirem ações concretas. A concepção que se baseia no trabalho de marketing com maquiagem de números, dados e figuras ilustres suplantando a realidade e as idéias, segundo Noam Chomsky, lingüista norte-americano, tem seus dias contados.

 Fazer Assessoria de Comunicação é 99% transpiração e 1% inspiração, não dá para trabalhar no improviso. Ela deve se basear no conhecimento e na criatividade, mas acima de tudo deve refletir o que de fato é o órgão assessorado. Outro fundamento imprescindível como afirma Maristela Marfei, em seu livro Assessoria de Imprensa: como se relacionar com a mídia: não se faz assessoria isolada do conjunto de práticas de relacionamento com os vários públicos da organização. Significa dizer que se o trabalho da Assessoria de Comunicação consiste em integrar os órgãos, departamentos entre si e  dar visibilidade para ações executadas por cada um deles.

Entre as várias ações implementadas pela Assessoria de Comunicação da SSPJ este ano, destacamos o trabalho realizado em parceria com a Assessoria de Informática e Telecomunicações com a formatação do novo site. O objetivo era deixá-lo mais funcional, um site de notícias e serviços. Criamos o link “Central de Notícias” com a finalidade de centralizar as notícias de todos os órgãos da SSPJ, atualizando-as diariamente, além de democratizarmos o clipping (os recortes) que antes era acessível apenas para algumas chefias, criando o clipping on line. Essas medidas não representaria nada se os órgãos da SSPJ não tivessem ações efetivas para mostrar, o que é praticamente impossível! Conhecedores do trabalho realizado pelos órgãos, sabíamos que o link representaria uma grande fonte para a imprensa goiana e não estávamos errados. Assim como o site Goiás Agora, da Agecom, em menos de um ano de implantação o link “Central de Notícias” da SSPJ é acessado diariamente pela grande imprensa em busca de notícias da área de Segurança Pública, o que nos obriga trabalhar diariamente trazendo informações novas e atraentes que tem uma grande chance de serem pautadas e virarem notícia nos meios de comunicação.

Desta forma mais que um trabalho de divulgação, o trabalho realizado pela Assessoria de Comunicação da SSPJ utiliza da oportunidade para fazer um trabalho de marketing através da mídia espontânea, reforçando a imagem positiva da SSPJ e dos órgãos subordinados a ela.

Para não nos atermos ao discurso, que pode parecer falacioso, sistematizamos os números que falam mais do que as palavras. De janeiro a dezembro alimentamos o site com 631 notícias (isso não representa a totalidade de notícias de todos os órgãos, pois alguns ainda não estão integrados ao nosso link - Central de Notícias). Fizemos um levantamento das notícias veiculadas pelos dois maiores jornais de circulação diária em Goiânia e o resultado foi o seguinte: a SSPJ teve presente em 2.100 notícias, deste total 58,25% foram notícias positivas. Um resultado significativo, em se tratando de mídia espontânea e que faz cair por terra, mitos do tipo,  imprensa não gosta de receber muita informação de um mesmo órgão, sob pena deste órgão cair em descrédito por noticiar qualquer coisa. Na verdade o segredo está exatamente neste ponto: cabe a Assessoria de Comunicação reconhecer o que é uma notícia e fazer com que ela se torne uma grande matéria. Aí reside toda a criatividade e competência da Assessoria de Comunicação.

Em linhas gerais a avaliação que fazemos do trabalho desenvolvido pela Assessoria de Comunicação da SSPJ foi positivo, mas algumas ações de mídia fizeram toda a diferença e vale a pena registra-las: 1°)  o lançamento do projeto-piloto de policiamento comunitário, que incluiu além da divulgação,  a criação de folders, cartilhas, vídeos, cds e cursos para multiplicadores, ou seja, uma ação integrada com as demais gerências que culminou com o 1° lugar no concurso a nível nacional da Motorola e Senasp e 2°) o sucesso dos dois leilões veículos realizados de forma inédita pela SSPJ, que superaram as  estimativas iniciais de arrecadação em mais de 50%. 

O 2° leilão, por exemplo, que terminou no último dia 22 e foi considerado um dos maiores do país, com mais de 3800 veículos, teve todo um trabalho de planejamento para que fosse bem sucedido. Havia uma preocupação em relação a seu sucesso, já que a maioria dos veículos tinha mais de 20 anos, servindo somente para sucatas  e estavam espalhados em 51 municípios.  Pois bem, um planejamento estratégico envolvendo a Comissão de Licitação do Leilão e Assessoria de Comunicação foi realizado, prevendo a visitação nas cidades com retransmissoras de televisão e rádios, entrevistas coletivas para abertura da visitação e abertura do leilão. Também ficou acertado que o presidente da comissão seria o porta-voz da SSPJ para as informações a respeito do leilão, façamos aqui um parêntese, o presidente preparou-se com todas as informações necessárias e além disso, demonstrou firmeza nas várias situações decorrentes dos processos de carros que seriam leiloados, isto não só transmitiu segurança, como demonstrou a transparência de todo o processo que envolveu o leilão. O secretário também esteve presente nas entrevistas chaves, além disso, a Comissão juntamente com a Assessoria de Informática disponibilizou no site da SSPJ as fotos dos veículos que iriam a leilão, fato inédito. Os resultados do trabalho de divulgação foi sistematizado, através das entrevistas concedidas pelo presidente da Comissão de Licitação de Leilões: foram 50 entrevistas para 21 veículos de comunicação e todos os lotes arrematados! O sucesso do leilão vai além dos números e passa pela imagem positiva da SSPJ, que além de usar o dinheiro arrecadado para reforçar sua frota de veículos, ainda solucionou um problema de saúde muito comum nesta época do ano: o fim dos criadouros do mosquito da dengue.

Não há como falar das realizações e ações e consequentemente da visibilidade da SSPJ, sem falar em um quesito  fundamental na relação da Assessoria de Comunicação da SSPJ com a imprensa: o diálogo franco e aberto. Foi-se a época onde o assessor de comunicação omitia informações na perspectiva de poupar a imagem do órgão, hoje ao contrário, ele deve sim ser uma fonte inesgotável de informações, preocupar em certificar se as informações são procedentes antes de passá-las à imprensa e caso de não ter a informação, não deixar de retornar a quem requisitou. O canal de comunicação entre assessoria e imprensa não deve ter ruídos, estes podem ser mais danosos para a imagem do órgão do que a própria má notícia. A propósito, nesta perspectiva a SSPJ tem à frente um gestor que se pauta pela verdade e transparência, mesmo que em alguns momentos se veja em alguma situação constrangedora, isso é muito comum nas suas participações em audiências públicas e fóruns em que participa. O último deles foi no Fórum da Acieg. Em determinada altura do debate, alguns representantes do comércio local reclamou da ineficiência das câmaras que monitoram as principais avenidas comerciais. O líder em questão depois de certificar que os comerciantes estavam certos, assumiu o compromisso de recuperar as câmaras danificadas. Compromisso cumprido, reivindicou da presidência da Acieg uma reunião com os representantes e com a imprensa para que pudesse prestar contas do compromisso assumido e assim aconteceu. Fatos como esses são corriqueiros nesta gestão, e só vem somar pontos positivos da imagem do órgão. 

No balanço que fazemos, 2005 foi um ano de muito trabalho, mas também de muita visibilidade.  2006 certamente nos reserva outros desafios, mas temos a convicção de que estaremos colhendo muito do que foi plantado!


Geralda Ferraz – Gerente de Comunicação da SSPJ  

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