segunda-feira, 5 de abril de 2010

Tempo de recolhimento e reflexão

Para nós, cristãos, a Semana Santa é um período de reflexão, recolhimento, a fim de meditarmos sobre as nossas próprias vidas, o que temos feito para sermos melhores como seres humanos. Ser cristão nos dias de hoje requer muita atenção a tudo o que nos cerca. O nosso mundo, o mundo atual, está embalado em várias formas, todas elas muito sedutoras. É um mundo onde tudo se pode comprar. De objetos pessoais até viagens à Lua. É um mundo inebriante, que salta aos olhos. Que nos leva a crer que tudo é possível se tivermos muito dinheiro.

Será que podemos comprar amor, carinho? Podemos comprar dignidade? Podemos comprar solidariedade, compaixão? Podemos comprar valores como honestidade? Verdade? Não. Mas, se não podemos comprar esses bens, como conseguir encontrá-los em um mundo consumista e competitivo que estimula o ter e deixa em segundo plano o ser?
Procuremos, portanto, nesta semana, retomar atitudes perdidas ao longo do tempo, mas que certamente foram tão presentes em algum momento de nossas vidas. Vamos vivenciar esta Semana Santa não só como mais um feriado para descanso, mas, sobretudo, dias para que nos recolhamos e nos voltemos para nós mesmos. Façamos um exercício de autoconhecimento.Ao nos dar a conhecer, certamente estaremos mais próximos de Deus e consequentemente mais próximos de nossos semelhantes.

Aproveitando o tema da Campanha da Fraternidade, Economia e Vida, que este ano conta com a participação de várias denominações religiosas, meditemos em uma Páscoa que tenha um sentido novo na vida de cada um. Que a ressurreição que comemoramos signifique para nós mudança de vida. Do egoísmo para a solidariedade. Do individualismo para a cooperação. Das trevas para a luz. Da morte em vida para a vida plena.

Se nos dermos esta chance, se nos amarmos como Jesus nos amou, é bem possível que nos surpreenderemos desafiando alguns dos males deste século, o estresse, a solidão, a depressão, o desamor, a indiferença – e conseguiremos dar significado para a vida, percebendo no outro o Cristo ressuscitado.

Feliz Páscoa!

Geralda Ferraz

Nenhum comentário: